Atualização no Sistema de Energia Fotovoltaica da Estação Espacial

No dia 28 de fevereiro de 2021, Kate Rubins e Victor Glover, ambos astronautas da NASA, iniciaram um projeto com previsão de duração superior à um ano. Este projeto tem como intuito atualizar os painéis solares fotovoltaicos que saem da longa estrutura de suporte da Estação Espacial Internacional (ISS).

Os engenheiros de voo da Expedição 64, e os astronautas Rubins e Glover, passaram 7 horas e 4 minutos trabalhando fora da estação espacial durante a caminhada no espaço para instalar kits de modificação aos novos painéis solares fotovoltaicos.

Os astronautas perderam muito tempo para apertar um parafuso adequadamente e não conseguiram avançar tanto quanto haviam planejado com uma segunda fixação.

Ambos os astronautas estavam equipados com câmeras de capacete, mas Kate Rubins fez o primeiro uso de uma câmera de capacete de alta definição, que fornecia visões nítidas permitindo que os controladores de voo acompanhassem como nunca antes.

Kate Rubins e Victor Glover trabalhando fora da Estação Espacial Internacional.
Fonte: Spaceflight Now, 2021.

Instalando o KIT de Modificação

A dupla trabalhou perto do conjunto mais distante de painéis solares existentes no lado esquerdo (bombordo) da estação, conhecido como P6. Glover construiu uma estrutura de suporte e trabalhou com Rubins para prender o suporte e as escoras de suporte a caixa do mastro, a base, de um dos painéis solares P6, conhecido como 2B. Um dos parafusos não engatou totalmente na primeira tentativa, então Rubins usou uma furadeira para retirá-lo e recolocá-lo, então usou uma chave de catraca para apertar o parafuso, alcançando uma configuração segura.

O parafuso provavelmente precisará ser mais seguro antes de instalar um dos novos painéis solares que serão entregues à estação espacial ainda este ano a bordo da 22ª missão comercial de serviços de reabastecimento da SpaceX.

Após isso, Rubins e Glover se moveram para começar um trabalho de montagem idêntico para o suporte do segundo par do painel solar P6, conhecido como 4B. Eles concluíram a construção do hardware de suporte superior e o prenderam à estrutura externa da estação espacial até que o trabalho possa ser concluído na próxima caminhada no espaço na sexta-feira, 5 de março de 2021.

Atualização no Sistema de Energia Fotovoltaica da Estação Espacial
Plano de aumento da matriz solar.
Fonte: NASA TV / Spaceflight Now
Aumento da Potência Total

Para garantir que um suprimento de energia suficiente seja mantido para as demonstrações de tecnologia de exploração da NASA para Artemis e além, bem como a utilização e comercialização, a NASA está aumentando seis dos oito canais de energia existentes da estação espacial com novos painéis solares.

As novas matrizes solares, uma versão maior da tecnologia Roll-Out Solar Array (ROSA) , serão posicionadas na frente de seis das matrizes atuais, aumentando a potência total disponível da estação de 160kW para até 215kW.

Os painéis solares atuais estão funcionando bem, mas começaram a mostrar sinais de degradação, como esperado, pois foram projetados para uma vida útil de 15 anos.

Os novos seis canais de energia possuem um custo de US$ 103 milhões, e cada um destes painéis estendidos medem 20 pés (6,096 metros) de largura por 63 pés (19,2024 metros) de comprimento quando totalmente estendidos, gerando mais de 20kW.

Informações Extras

Esta foi a terceira caminhada no espaço da carreira de Rubins e Glover. Rubins agora totaliza em 19 horas e 50 minutos caminhando no espaço. Já Glover, agora totaliza em 19 horas e 20 minutos caminhando no espaço.

Desde o início da montagem e manutenção do ISS em 1998, foram realizados 235 passeios espaciais, totalizando 61 dias, 14 horas e 11 minutos fora do posto avançado.

Caso você deseje saber mais sobre o assunto, a NASA transmitiu tudo no seu Youtube, com uma duração de 9 horas, 28 minutos e 7 segundos, com o título “Spacewalk to Prepare the International Space Station for Solar Array Upgrades “, a transmissão ao vivo está logo abaixo.

Fontes

Aviation Week. NASA Spacewalk Kicks Off Space Station Solar Power Upgrade. Disponível em: https://aviationweek.com/defense-space/space/nasa-spacewalk-kicks-space-station-solar-power-upgrade.

CBS News. Spacewalkers begin space station power system upgrade. Disponível em: https://www.cbsnews.com/news/spacewalkers-begin-space-station-power-system-upgrade/.

Nasa. Spacewalkers Conclude Today’s Spacewalk. Disponível em: https://blogs.nasa.gov/spacestation/.

Space. Spacewalking astronauts prepare International Space Station for new solar arrays. Disponível em: https://www.space.com/space-station-solar-array-upgrade-spacewalk-feb-28-2021.

Space Flight Insider. SPACEWALKERS BEGIN PREPPING SPACE STATION FOR NEW SOLAR ARRAYS. Disponível em: https://www.spaceflightinsider.com/missions/iss/spacewalkers-begin-prepping-space-station-for-new-solar-arrays/.

Space Flight Now. Astronauts complete spacewalk to prep for station power system upgrades. Disponível em: https://spaceflightnow.com/2021/02/28/iss-eva-71/.


Artigo Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Engenheiro Eletricista e Analista de Marketing e P&D na Solar Inove.

Acesse seu LinkedIn: Clique Aqui

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Deixe seu feedback referente ao post!x
()
x