Brasil deve Atingir 67GW na Fonte Solar até 2026

Hoje, veremos porque que o Brasil pode se tornar um dos principais países na fonte solar nos próximos anos, podendo atingir 67GW na fonte solar até 2026.

Segundo o Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026, o Brasil, é líder na implementação da fonte na América Latina, e deve-se tornar um dos principais mercados globais nos próximos anos, podendo atingir 67 GW de capacidade total até 2026 em um cenário otimista.

Além disso, o Brasil pode atingir também 77GW no melhor cenário possível e 48GW no pior cenário possível, segundo o estudo.

Também, segundo o estudo, devemos se tornar o 5º país que mais irá crescer no mercado de energia solar até o ano de 2026.

20 PRINCIPAIS ADIÇÕES SOLAR PV 2022-2026 DO MERCADO.
20 principais adições de energia solar fotovoltaica entre 2022-2026

No momento, segundo a ABSOLAR (Instituto Solar Fotovoltaico Brasileiro Associação de Energia Elétrica), estamos com 15,31GW de potência instalada na fonte solar, isto somando a geração distribuída e a geração centralizada. Mas, isso nem sempre foi assim, levamos 6 longos anos para atingirmos nosso 1GW instalado, e apenas de 2020 para 2021 conseguimos 5,7GW de potência instalada.

Evolução da fonte solar no Brasil.
Evolução da fonte solar no Brasil. Fonte: ABSOLAR, 2022.

Vídeo – Brasil deve atingir 67GW na fonte solar até 2026

Para explicar melhor o assunto, realizamos um vídeo no nosso YouTube explicando este assunto.

Não se esqueça de se inscrever!

Brasil e a Energia Solar

O Brasil, com uma área total de 8.516.000 km², é o maior país da América Latina, equivalente ao continente da Europa Oriental em tamanho. Possui também a maior população da região com 211 milhões de habitantes, bem como a maior economia com 1,84 trilhão de dólares. O país é um dos principais mercados de energia renovável do mundo e é o número 1 na América Latina.

No final de 2021, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil era superior a 13 GW, combinando as contribuições dos segmentos de mercado de geração centralizada e distribuída, somando mais de 5 GW de capacidade somente em 2021.

Capacidade de energia solar fotovoltaica na América do Sul no ano de 2021.
Capacidade de energia solar fotovoltaica na América do Sul no ano de 2021. Fonte: SOLARPOWER EUROPE, 2022.

O país tem grande potencial de geração de energia elétrica através de energia fotovoltaica; existem algumas regiões no Brasil onde os recursos solares podem atingir mais de 2.200 kWh/m²/ano.

Com enorme potencial solar, o país vem experimentando um forte crescimento no mercado de energia renovável há várias décadas, inicialmente com hidrelétricas de grande porte, depois com biomassa, energia eólica e pequenas hidrelétricas, e mais recentemente com um boom de seu mercado de energia solar fotovoltaica.

Irradiação direta do Brasil em kWh/m².
Irradiação direta do Brasil em kWh/m². Fonte: SolarGis, 2022.

Crescimento Brasileiro

Esse recorde de crescimento no ano de 2021, pode ser superado facilmente novamente em 2022.

De acordo com projeções da ABSOLAR, o mercado brasileiro caminha para um forte crescimento neste ano, principalmente após a aprovação e publicação oficial da tão esperada lei de geração distribuída (Lei nº 14.300/2022) que trouxe mais segurança jurídica, estabilidade, previsibilidade e transparência ao mercado.

Durante 2022 e além, a geração distribuída de energia solar fotovoltaica também deverá experimentar uma forte curva de crescimento, devido à combinação do aumento dos preços da eletricidade no país e da queda dos preços do sistema em todo o mundo.

Seguindo essa lógica, devemos atingir uma capacidade total média de 67GW até o ano de 2026, como informa o gráfico abaixo.

10 países que mais crescerão no setor de energia solar entre 2022-2026.
10 países que mais crescerão no setor de energia solar entre 2022-2026.

Documento – Estudo Global Market Outlook

O estudo da Global Market Outlook foi realizada por Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europa, por Michael Schmela, Assessor Executivo da SolarPower Europe, e pelo brasileiro Rodrigo Lopes Sauaia, CEO da ABSOLAR.

O documento completo pode ser acessado através deste link: https://www.solarpowereurope.org/insights/market-outlooks/global-market-outlook-for-solar-power-2022

Uma observação, todo o documento está em inglês, mas pode ser traduzido por ferramentas, como a do Google Translate.

Também deixaremos o documento aqui abaixo, mas salientamos que retiramos através do link acima e damos todos os créditos ao site da Solar Power Europe.

Engenheiro Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Engenheiro Eletricista e Analista de Marketing na Solar Inove.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Deixe seu feedback referente ao post!x