Dia Internacional da Mulher: Mulheres no Setor Fotovoltaico

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países como um dia de protesto por direitos e de celebração do feminino.

Quem trabalha em um ambiente moderno e eficiente sabe a importância das mulheres no dia a dia de uma empresa.

E, a Solar Inove, como uma empresa que possui boa parte de seu grupo de colaboradores compostos por funcionários do sexo feminino, tem o orgulho de parabenizar as mulheres pelo seu dia e agradecer pelos serviços prestados.

Mulheres no Setor Fotovoltaico

Mas, você sabia que a presença feminina nas empresas de energia fotovoltaica, embora esteja crescendo, ainda é pequena?

É o que mostra um recém lançado estudo da Greener, que retrata que a participação média de mulheres nas empresas desse ramo varia de 16% a 21%, a depender do porte da empresa. Além disso, 40% das empresas não possuem mulheres em seu quadro, embora todas as empresas com mais de 26 colaboradores, possuem ao menos uma mulher.

Força do trabalho feminino
Força de Trabalho Feminino.
Fonte: Greener, 2021.

Mais da metade das mulheres atuam no setor administrativo, financeiro ou RH de sua empresa integradora. E, apenas 15% das mulheres ocupam cargos técnicos (projetos/engenharia ou montagem/instalação).

Gráfico da Greener
Atuação das Mulheres no Mercado de Trabalho.
Fonte: Greener, 2021.

Aos poucos a lacuna de gênero em cargos técnicos e de pesquisa vai diminuindo. Atualmente ela pode ser explicada pela baixa representação de estudantes do sexo feminino em disciplinas relacionadas a ciência, engenharia e tecnologia – mulheres representam mais de 50% dos cursos universitários nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas apenas 30% em ciência e tecnologia (OCDE, 2008).

Outros fatores identificados são: estereótipos de gênero, equilíbrio entre trabalho e família e programas insuficientes de promoção de carreira e orientação. 

Perguntamos a nossa colaboradora Roberta Deon Sette, Advogada, Engenheira Ambiental e CEO da Projeta Ambiental Engenharia (Representante da Solar Inove em Mato Grosso) o que ela teria a dizer para aquelas mulheres que desejam trabalhar na área de Energia Solar Fotovoltaica:

“A busca pelo conhecimento e a persistência serão sempre suas melhores aliadas. Você terá que matar um Leão por dia, muitas vezes de tão árdua a tarefa, desistir parecerá a única saída, porém, se resistir aos problemas e vencer os desafios, você se sentirá inexplicavelmente grata e realizada”.

Fontes

GREENER, Estudo Estratégico Geração Distribuída Mercado Fotovoltaico – 2º Semestre – 2020 Brasil.

Canal Solar, Mulheres e energias renováveis. Disponível em: https://canalsolar.com.br/mulheres-e-energias-renovaveis/

Wikipédia, Dia Internacional da Mulher. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher#cite_note-RFE100-5

OECD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.


Autores

Engenheiro Ezequias Silveira Peruzzo

Ezequias Silveira Peruzzo

Engenheiro Eletricista e Técnico de P&D na Solar Inove.

Roberta Deon Sette

Roberta Deon Sette

Advogada, Engenheira Ambiental e CEO da Projeta Ambiental Engenharia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Deixe seu feedback referente ao post!x
()
x