Quando se trata de instalar um kit solar fotovoltaico, algumas pessoas podem hesitar em adotá-lo, isso por conta de notícias que ouvimos ou lemos na internet. Por meio disso, a Solar Inove separou para você os 10 mitos e verdades sobre a energia solar.
A energia solar fotovoltaica é um sistema que vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais mercado, sendo assim, algumas informações precisam ser esclarecidas para que notícias falsas e rumores não te impeçam de colher os benefícios da energia solar.
Vamos começar então?
1. A Energia Solar só Funciona com Sol
MITO. A tecnologia solar pode ser aproveitada em praticamente qualquer condição, incluindo dias chuvosos, pois alguma luz solar ainda atinge os módulos fotovoltaicos.
Portanto, os módulos fotovoltaicos geram energia com base na incidência dos raios ultravioletas, presentes todos os dias, independente da estação do ano ou clima.
2. Os Módulos Solares Duram mais de 20 anos
VERDADE. Os módulos fotovoltaicos duram mais de 20 anos, isso por conta do avanço da tecnologia presente nos módulos e da comprovação realizada por pesquisas internacionais, como a realizada pela NREL (National Renewable Energy Laboratory), que indica a potência de saída dos módulos fotovoltaicos ao chegar em seus 25 anos de vida.
Claro, o painel solar ao longo do tempo vai reduzindo a sua geração e eficiência, utilizando o módulo Tier 1 da Astronergy de 555W como exemplo, após seus 25 anos, ele terá 84,80% da geração total, maior do que a garantia comum das indústrias, em torno de 80,70%.

3. A Energia Solar só Vale a Pena para Alto Consumo
MITO. A energia solar vale muito a pena, indiferente de ter um alto ou baixo consumo. Claro que como em qualquer outro investimento, é necessário realizar um cálculo de payback, para mostrar a economia da instalação de um sistema fotovoltaico, mas essa economia pode chegar em até 95% do valor da sua fatura de energia.
Ainda como outro benefício, caso você tenha mais de um imóvel, e ele esteja na mesma concessionária e no mesmo CPF, é possível gerar energia solar no ponto A e ainda reduzir a conta de energia no ponto B.
4. No Inverno os Painéis Solares não Produzem Energia
MITO. Os sistemas de energia solar geram sim uma quantidade significativa de energia durante o inverno ou dias sem incidência solar, até mesmo quando os dias são mais curtos e a angulação do sol está diferente. Isso se deve ao fato dos painéis solares usarem a luz para produzir energia e não calor.
Quando a temperatura dos painéis solares está menor, eles conseguem produzir mais energia, sendo assim, os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frias do que em temperaturas quentes. Isso porque painéis solares, na sua maioria, são feitos de silício (o mesmo material usado em chips de computador) e este material é um semicondutor, e todo semicondutor perde eficiência com o calor.
Vamos considerar as Condições de Teste Padrão (STC – Standard Test Conditions) informadas no datasheet do fabricante, com isso, conseguimos obter que quanto menor a temperatura de operação, maior é a sua tensão de circuito aberto.
Como exemplo, usaremos o módulo fotovoltaico de 555W da Astronergy, temos que a cada 1ºC acima da temperatura de STC (25ºC) temos uma diminuição de 0,136V (0,27% * Voc), mesma coisa para cada 1ºC abaixo de STC, temos um aumento de 0,136V na tensão de circuito aberto.

5. Módulos Fotovoltaicos Produzem Barulho
MITO. Os painéis solares fotovoltaicos não produzem som algum, já que não necessitam de nenhum processo mecânico.
A energia solar é produzida por fotoemissão, sendo totalmente silenciosa, já que acontece no interior de cada célula fotovoltaica, portanto, não produz barulhos ou ruídos irritantes ao longo do seu dia.
6. Muita Manutenção nos Módulos Fotovoltaicos
MITO. Os painéis solares não exigem manutenção. O que precisa ser feito é a limpeza do painel solar, e ela deve ser realizada no mínimo uma vez ao ano.
Dependendo da quantidade de poeira no módulo fotovoltaico ou conforme o manual do fabricante, as limpezas podem ser mais frequentes.
Mas por que limpar os módulos fotovoltaicos?
A limpeza é necessária por conta dos acúmulos, poeiras e sujeiras atrapalharem o desempenho dos módulos fotovoltaicos ao longo do tempo, interferindo diretamente na sua eficiência.
Veja mais sobre a limpeza dos módulos fotovoltaicos através do nosso conteúdo do blog: https://blog.solarinove.com.br/como-devo-realizar-a-limpeza-nos-modulos-fotovoltaicos/.
7. O Sistema Fotovoltaico Valoriza o Imóvel
VERDADE. A energia solar valoriza os imóveis tanto para venda quanto para locação. A valorização pode chegar a um percentual bastante significativo, variando de país para país.
De acordo com estudos recentes do Green Build Council Brasil, a energia solar valoriza os imóveis sustentáveis, que pode chegar em até 30% no Brasil.
Posso instalar em casa alugada?
Sim, você também pode instalar em casa alugada, já que os módulos fotovoltaicos podem ser removidos e transportados para qualquer outro local, sendo necessário definir o valor do serviço dessa instalação com o seu integrador.
8. O Brasil é Bom para Instalar Energia Solar
VERDADE. Pelo fato do Brasil ser um país tropical, faz com que o mercado de energia solar tenha uma crescente ótima para esse tipo de tecnologia.
Segundo o estudo, Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026, o Brasil deve se tornar o 5º país que mais irá crescer no mercado de energia solar até o ano de 2026.
Só para você ter uma ideia, o local menos ensolarado do Brasil é possível gerar mais energia do que no local mais ensolarado da Alemanha, um dos líderes mundiais no uso da energia solar fotovoltaica.
9. A Instalação de Energia Solar tem Obras Complexas
MITO. Para a instalação da energia solar fotovoltaica não é necessária uma obra complexa, como de outras fontes de energias renováveis, como, por exemplo, as usinas hídricas ou as de biomassa.
Todo o processo de instalação do sistema fotovoltaico é bastante simples, basta realizar a fixagem dos módulos fotovoltaicos, e um local para instalar os inversores e seus complementos, que ocupam o mínimo de espaço.
10. Os Módulos Fotovoltaicos são Frágeis
MITO. Os painéis solares não são frágeis, eles foram projetados para ficar na parte externa das construções, sendo assim, suportam alguns impactos, como as chuvas de granizos.
Mas lembrando, o módulo fotovoltaico foi feito para ser resistente aos climas extremos, e não para ser pisoteado. O vidro do painel solar não tem resistência para pisões, podendo causar microfissuras nos módulos, que irão danificá-los, perdendo a sua eficiência ou até mesmo a sua garantia.
Agora deixa aqui em baixo nos comentários, qual outro mito ou verdade você acha que faltou nesse conteúdo que podemos estar implementando.

Guilherme Peters Junior
Engenheiro Eletricista e Analista de Marketing na Solar Inove.
