Para 83% dos Brasileiros a Energia é Cara

A percepção do brasileiro sobre o setor elétrico está refletida na Pesquisa de Opinião Pública 2021 realizada pelo Datafolha. Os dados obtidos apontam que, para 83% dos entrevistados, a energia é cara: a cada 10 brasileiros, 8 consideram um preço alto ou muito alto.

Os números mostram que, para 53% dos entrevistados, essa situação é decorrente da alta carga tributária; para 19%, o principal motivo dos preços elevados está na falta de concorrência no mercado ou na impossibilidade de se escolher a empresa fornecedora de energia; já 14% dos participantes creditam a situação à interferência do governo; e 10% acreditam que o desperdício é o ponto central do encarecimento da energia.

Liberdade na Escolha

A pesquisa do Datafolha/Abraceel também revela que 81% dos brasileiros desejam poder escolher a empresa fornecedora de energia. Este é o maior percentual da série histórica da pesquisa realizada pela Abraceel desde 2014.

Se a medida de livre escolha fosse implantada, 70% dos entrevistados trocariam o atual fornecedor para outro que oferecesse menor preço. Apesar de o preço ser citado por 70% dos participantes como o principal motivo para a troca, outras questões também foram levantadas.

Para 20% dos entrevistados, por exemplo, a busca por fontes limpas de energia é uma questão importante, assim como para 15% a qualidade no atendimento é um ponto que seria considerado na hora de selecionar um fornecedor de energia.

Ainda, segundo o estudo, apenas 30% não trocariam de fornecedor, alegando a confiança no atual serviço prestado pela empresa como fator fundamental para sua decisão.

Vídeo retirado do canal da Jovem Pan News

Segundo o presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, outro grande destaque do estudo é que 92% gostariam de gerar energia elétrica em casa. “O número também surpreende entre os brasileiros que pagariam um preço maior para incentivar a geração de energia de fontes renováveis, com 46% dos entrevistados, ante 39% da pesquisa de 2020. Isso mostra um aumento na preocupação com o meio ambiente”, destacou.

Aumento na Conta de Luz por conta da Pandemia

O estudo também revelou que, com a pandemia, a energia ficou mais cara, pesando no orçamento familiar de 79% dos entrevistados, em função do maior tempo passado em casa e da redução da renda familiar; 74% afirmaram que tem economizado energia elétrica para reduzir o valor da conta.

Os dados foram apurados em maio deste ano com entrevistas realizadas com 2.081 pessoas de todo o País, com 16 anos ou mais, distribuídas em 130 municípios, 53% de mulheres e 47% de homens.

Essa é a oitava edição do estudo, com objetivo de conhecer a opinião dos brasileiros sobre o setor elétrico brasileiro e traçar perspectivas futuras.


Acesse as redes sociais da Solar Inove e fique por dentro das novidades que acontecem no setor de energia solar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Deixe seu feedback referente ao post!x
()
x