Nos dias 21, 22 e 23 de junho a Solar Inove participou do FórumGD Sul realizado pelo grupo FRG, e neste evento tivemos a palestra do nosso diretor de operações Brainer Martins, que falou sobre a relação entre pós-vendas e recorrência de vendas.
Na palestra comentamos sobre a importância de um pós-venda na empresa, e como você pode transformar clientes em promotores através de um bom pós-venda.
O principal objetivo do pós-venda é reter clientes. A intenção é garantir a satisfação do cliente, fixar a marca na sua lembrança e manter o contato mesmo depois da compra, quando o cliente poderia esquecer a experiência e ir para os concorrentes.
Com isso, você pode esperar uma taxa de recompra muito maior, o que geralmente significa também muito mais ganhos. De acordo com estudos, clientes fiéis compram até 10 vezes mais que novos compradores, e um aumento de 5% na taxa de retenção pode aumentar os lucros em 25% a 95%.
Um bom pós-venda consegue reduzir a rotatividade de clientes, também chamada taxa de churn.
A intenção é reduzir a taxa de cancelamento ou abandono do produto e manter os clientes por mais tempo com a empresa, através de estratégias que aumentem a satisfação do cliente e a entrega de valor pela marca.
Também comentamos sobre o funil de pós-venda cujo objetivo é transformar clientes em promotores da marca. O funil é composto por quatro etapas:

- Adoção: quando o cliente começa a usar o produto. Aqui a marca pode enviar um e-mail de agradecimento, boas-vindas ou dicas de uso, por exemplo.
- Retenção: quando o cliente já tem impressões sobre a marca e o produto. Aqui é a oportunidade de colher feedbacks, enviar conteúdos e se disponibilizar para atendê-lo.
- Expansão: quando o cliente está disposto a fazer novos negócios. Você pode criar ofertas personalizadas ou enviar propostas de cross selling e up selling.
- Evangelização: quando o cliente se torna promotor e defensor da marca. Nessa etapa final, você pode oferecer vantagens pela recomendação da marca a outras pessoas.
Brainer comentou também sobre a importância de montar um NPS, e como fazer dessa ferramenta um forte aliado nas suas vendas.
O NPS (Net Promoter Score), trata-se de uma escala de 0 a 10 sobre a probabilidade de os clientes indicarem a sua marca para outras pessoas. Se as notas forem de:
- 0 a 6: os clientes ficaram insatisfeitos e vão criticar a marca nas suas redes.
- 7 a 8: os clientes até ficaram satisfeitos, mas não vão se engajar com a marca.
- 9 a 10: os clientes perceberam o valor do seu produto, vão se engajar com a marca e promovê-la nas suas redes.
Portanto, é uma pesquisa super objetiva para medir o sentimento dos clientes em relação à marca depois de uma compra. O objetivo, é claro, é conquistar mais notas de 9 a 10.
Pós-Venda Solar Inove
Quando o assunto é pós-venda, a Solar Inove é uma referência neste setor, uma empresa que buscou sempre colher os feedbacks de nossos clientes, para que a cada dia buscássemos uma melhora em nossos resultados. Com esses feedbacks, conseguimos construir uma equipe especializada e um NPS superior a 9,0.
Hoje, a Solar Inove conta com:
- Uma equipe especializada em suporte técnico;
- Um centro de atendimento personalizado ao nosso cliente;
- Atendimento robotizado 24h/dia com automação de documentação, para melhor atender nossos clientes;

- Programa inove vantagens;
- Compras com desconto com base nas suas compras anteriores;
- Contratos de exclusividade;
- Por fim, um programa de treinamento, quando necessário, realizado por nossa equipe técnica e comercial.
Para entender melhor sobre o atendimento personalizado e o atendimento robotizado da Solar Inove, basta clicar neste link.
Lançamento Inove Safe – Plano de Monitoramento Solar Inove
Entretanto, o ponto de destaque da apresentação do Brainer neste evento, foi o lançamento do nosso novo serviço na Solar Inove, o Inove Safe, um programa de monitoramento da Solar Inove para melhorar ainda mais o seu processo de pós-venda.
Com o Inove Safe você terá uma equipe técnica especializada monitorando o inversor de seu cliente.
Em um próximo conteúdo no blog, explicaremos completamente como funciona o programa do Inove Safe, mas os planos já podem ser comprados através de seus vendedores. Lembrando que estamos na pré-venda e que os serviços só se iniciarão a partir do dia 08/08/2022.

Promoção para os 100 Primeiros – Inove Safe
Os 100 primeiros clientes que adquirirem o plano de monitoramento Inove Safe, ganhará 30% de desconto em qualquer plano, e em qualquer inversor escolhido.
Fale com o seu vendedor e conheça o INOVE SAFE!

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