Principais Resultados do Estudo Estratégico da Greener

Todo ano a Greener realiza o Estudo Estratégico de Geração Distribuída, visando mostrar a realidade do mercado, de forma que seja um guia para auxiliar na estratégia de todas as empresas do setor. Por conta disso, este post foi realizado para mostrar os resultados do estudo estratégico da Greener.
Para isto, a pesquisa conta com a colaboração de milhares de integradores, distribuidores e todas as empresas de maneira geral (fabricantes, prestadores de serviços) que dedicam seu tempo para compartilhar o questionário e incentivar o engajamento de suas bases.

Este é um estudo feito pelo mercado para o mercado. O papel da Greener é apenas coletar, concentrar e validar as informações que toda a cadeia fornece com a melhor das intenções.

Lembrando que os dados da pesquisa é com base na resposta dos integradores que responderam à pesquisa, que totaliza no total de 3.767 empresas integradoras no período de 14 de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022. Portanto, os resultados da pesquisa podem não refletir com a realidade.

Financiamento Solar

O financiamento solar continua avançando, apoiando 57% das vendas efetuadas, importante para alavancar o crescimento do setor fotovoltaico. É o que apontou levantamento realizado pela Greener, empresa de consultoria e pesquisa.

Conforme o Estudo Estratégico de Geração Distribuída: 2º Semestre de 2021, 40 instituições financeiras foram citadas no ano passado, um crescimento em relação às 11 mencionadas em 2016.

Em primeiro lugar, como o banco mais citado, aparece o BV (43%), seguido do Santander (36%), Sicredi (24%), Solfácil (23%), Banco do Brasil (22%), Sicoob (20%), Bradesco (10%), BNB (7%) e as demais instituições (14%).

As demais instituições citadas podem ser acessadas através do link -> Linhas de Financiamentos citadas na Pesquisa GD 2º semestre 2021 – Greener

“Casos de pagamento à vista diminuíram com o passar dos anos, dando espaço justamente para o financiamento bancário”, ressaltou a Greener.

Principais bancos de financiamento em 2021
Bancos mais lembrados – Greener, 2022.

Canais de Vendas

Os canais que mais geram vendas para os integradores continuam sendo aqueles ligados à indicação de clientes satisfeitos.

As redes sociais vêm ganhando relevância, estando entre os canais de vendas mais representativos para 18% das empresas em 2021, comparado a 12% em 2020. Este aumento vem acompanhado de uma queda nas visitas comerciais e anúncios online.

Principais Canais de Vendas em 2021
Principais Canais de Vendas em 2021 – Greener, 2022.

Modelo de Faturamento

Um total de 78% das empresas utilizam modelo de faturamento direto do distribuidor para o consumidor final, em especial o modelo onde o distribuidor fica encarregado dos equipamentos e o integrador do serviço, ambos faturando diretamente ao consumidor final.

Modelo de Faturamento Energia Solar
Modelos de Faturamento – Greener, 2022.

Outros Destaques nos Resultados de Estudo da Greener

A classe residencial se destaca no avanço da geração distribuída, representando 54% do volume adicionado em 2021, ao passo que a classe comercial foi responsável por 27%.

“A permanência do trabalho remoto, a energia elétrica mais cara e o maior acesso ao financiamento podem ser fatores decisivos na escolha da GD pelos consumidores residenciais nos próximos meses”, disse a Greener.

Para o segmento comercial, a questão da confiança foi fator fundamental na escolha da empresa integradora, mostrando que a credibilidade e a indicação de clientes satisfeitos são indicadores importantes para a geração de negócios. Na sequência, o preço também se mostrou fator decisivo para o consumidor comercial.

Engenheiro Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Engenheiro Eletricista e Analista de Marketing na Solar Inove.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Deixe seu feedback referente ao post!x
()
x