O medidor unidirecional, conhecido também como medidor convencional, é o que temos instalado por padrão em nossas residências, sendo capaz de realizar a leitura do que estamos consumindo de energia da rede.

Fonte: Solar Inove, 2021
Quando colocamos um sistema de microgeração, neste caso, um sistema fotovoltaico, o medidor unidirecional deve ser substituído por um medidor bidirecional, ou por dois medidores unidirecionais, já que o mesmo não consegue ler o que está sendo injetado na rede.
O medidor bidirecional consegue realizar a leitura do que está sendo consumido de energia da rede e também realiza a leitura do que injetamos na rede.

Fonte: Solar Inove, 2021
Já na utilização de dois medidores unidirecionais, um deles será usado apenas para ler o que estamos consumindo de energia da rede e o outro medidor apenas para ler o que estamos injetando na rede. Porém, esses medidores devem ser específicos, medindo apenas um dos sentidos de corrente.

Fonte: Solar Inove, 2021
Com essas informações obtidas no medidor, energia consumida e energia injetada, é possível calcular o abatimento dos créditos na conta de luz, ao subtrair a energia consumida da que foi injetada.
Como obter o Medidor Bidirecional
A distribuidora é responsável por adquirir e instalar o sistema de medição, sem custos para o acessante no caso de microgeração distribuída, assim como pela sua operação e manutenção, incluindo os custos de eventual substituição.
No caso de conexão de minigeração distribuída, o acessante é responsável por ressarcir a distribuidora pelos custos de adequação do sistema de medição, nos termos da regulamentação específica.
Como Identificar a Energia Consumida e a Energia Injetada
Para identificar a energia consumida e a energia injetada pode ser utilizado códigos identificados no medidor. A energia que foi consumida pelo imóvel será apresentada normalmente pelo código 003, enquanto a energia que retornou para a rede costuma ser identificada pelo código 103.
Fonte: Solis Energia, 2019
Regulamentação
A instalação de um medidor bidirecional ou de dois medidores unidirecionais são reguladas pela REN482, sendo assim, são imprescindíveis na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico.

Fonte: REN482
Vídeo
Para estar ajudando a entender melhor sobre o assunto, Roberta Deon Sette, Advogada, Engenheira Ambiental e CEO da Projeta Ambiental Engenharia realizou um vídeo da diferença entre o medidor unidirecional e do medidor bidirecional.
Conclusão
Portanto, o uso de um medidor bidirecional é de extrema importância para sistemas de microgeração, sendo um aparelho indispensável para realizar o controle da energia que está sendo consumida e da energia que está sendo injetada na rede.
Caso tenha dúvidas referentes ao assunto, pode estar deixando um comentário aqui neste post, ou enviar uma mensagem para o e-mail [email protected].
Autor
Acesse também as redes sociais da Solar Inove:
O relógio de força é cobrado mensalmente na conta de luz?